Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Município de Reguengos aprova obras de ampliação da unidade da Maporal

Avaliação: / 0
FracoBom 
 
O Município de Reguengos de Monsaraz aprovou na semana passada as obras de ampliação da unidade da Maporal – Matadouro de Porco de Raça Alentejana. Para ampliar as suas instalações na zona industrial de Reguengos de Monsaraz, a empresa adquiriu à autarquia 13 lotes e uma parcela de terreno no total de 28.300 metros quadrados por 400 mil euros.
 
A Maporal pretende investir 15 milhões de euros na sua unidade de produção e candidatou o projecto ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – Compete 2020, encontrando-se na fase de análise. Com as novas instalações, a empresa prevê contratar três centenas de funcionários e atingir um volume de negócios superior a 100 milhões de euros por ano, exportando carne de porco para diversos países, entre os quais a China.
 
A ampliação inclui novas áreas de apoio aos funcionários, serviços administrativos e gabinetes da direcção, área de matadouro, área de produção com novos equipamentos de produção com tecnologia de última geração, nomeadamente robótica na área da desmancha e linhas automáticas, assim como a área técnica de frio, ficando centralizados todos os equipamentos de produção de frio para suporte de todas as áreas de temperatura controlada da unidade de produção, câmaras de refrigeração e câmaras de congelado.
 
A Maporal vai apostar nas energias renováveis através da utilização da energia solar e na economia circular com o reaproveitamento da água para actividades agrícolas e da autarquia, mas também da matéria orgânica gerada para substituição de adubos químicos na agricultura. Toda a concepção da unidade de Reguengos de Monsaraz foi desenhada para permitir uma redução de utilização de recursos naturais em 50 por cento comparativamente com as unidades de abate existentes em Portugal.
 
A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Reguengos de Monsaraz aprovaram uma declaração de reconhecimento do interesse público do projecto de ampliação da unidade da Maporal – Matadouro de Porco de Raça Alentejana.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´