Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Jornalista Paulo Barriga é o novo director do Diário do Alentejo

Avaliação: / 0
FracoBom 

O jornalista Paulo Barriga foi hoje escolhido para dirigir o Diário do Alentejo, de Beja, sucedendo a João Matias, que, após quase três anos à frente da direção do jornal, colocou o cargo à disposição.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a proprietária do Diário do Alentejo, a Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (AMBAAL), revela que o júri do concurso lançado para recrutar o novo diretor do jornal escolheu "por unanimidade" Paulo Barriga.

Segundo a AMBAAL, o júri considerou Paulo Barriga o "candidato que melhor defendeu um projeto para o Diário do Alentejo, em termos de estabilidade futura, e que melhor se enquadra no perfil traçado pelo conselho diretivo" da associação.

O júri foi constituído pelo presidente do conselho diretivo da AMBAAL e da Câmara de Beja (PS), Jorge Pulido Valente, o vogal do mesmo conselho e presidente da Câmara de Almodôvar (PSD), António Sebastião, e a professora de comunicação e marketing da Universidade Corporativa do Algarve, Ivone Ferreira.

Os autarcas da CDU que integram a AMBAAL recusaram indicar um representante por discordarem da composição do júri.

O Diário do Alentejo já motivou polémicas entre os autarcas comunistas e socialistas que integram a AMBAAL, sobretudo à volta das nomeações para a direção do jornal sempre que há eleições autárquicas e mudanças no conselho diretivo da associação.

No final de 2007, os autarcas socialistas da AMBAAL contestaram e votaram contra a nomeação de João Matias para director do Diário do Alentejo e acusaram o PCP, que então tinha a maioria no conselho diretivo da AMBAAL, de "partidarizar" o jornal.

Antes de ser requisitado pela AMBAAL e na altura da nomeação, João Matias, antigo jornalista do jornal "A Bola", era membro da Comissão Concelhia de Serpa do PCP e trabalhava na Câmara de Serpa (CDU), na qual coordenou o gabinete de informação e relações públicas.

Após as eleições autárquicas de 11 de outubro de 2009, que colocaram o PS a liderar o conselho diretivo da AMBAAL, João Matias colocou o cargo à disposição e a associação lançou um concurso para recrutar o novo director do jornal, que terminou hoje com a escolha de Paulo Barriga. 

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´