Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

CAMPO MAIOR: Prisão preventiva para homem de 38 anos

O Tribunal Judicial da Comarca de Elvas, decretou a medida de coacção de prisão preventiva a um homem de 38 anos por suspeita do crime de violência doméstica, no concelho vizinho de Campo Maior.

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) explica em comunicado, que o homem foi detido na quarta-feira, dia 9 de Outubro, na sequência de uma investigação por violência doméstica, tendo os militares apurado que o suspeito "agredia violentamente" a actual companheira, de 27 anos.

De acordo com a GNR, o homem era "já reincidente" neste tipo de crime, uma vez que nos dois relacionamentos anteriores "também agredia" as companheiras.

O suspeito foi presente ao Tribunal Judicial de Elvas na quinta-feira, tendo sido sujeito a prisão preventiva, a medida de coacção mais gravosa.

CAMPO MAIOR: Centro de Inteligência Competitiva vai ser uma realidade

O Município de Campo Maior, em parceria com o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação, a Nova Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Politécnico de Portalegre, viu recentemente aprovado, pela Comissão Directiva do Programa Operacional do Alentejo 2020, a Criação do Centro de Inteligência Competitiva (CIC).

O CIC é um projecto de I&I (Investigação e Inovação) à escala do Alentejo, centrado na valorização do conhecimento, pelos dados e a sua transferência para a actividade económica e empresarial dos sectores e fileiras dos recursos endógenos, com vista ao desenvolvimento tecnológico das empresas, à sua internacionalização e à promoção da competitividade nos mercados nacionais e internacionais.

Pretende-se, através da análise e gestão de informação e da ciência dos dados, de forma analítica, criar uma vantagem competitiva, transferindo este conhecimento para as empresas, processando-se no desenvolvimento tecnológico dos seus produtos e serviços, adaptando-os a novos padrões de procura e tendências de mercado, seja por exemplo uma nova embalagem, uma utilização diferenciadora do produto ou até uma nova solução de armazenagem.

Este Centro irá ser instalado na Antiga Escola da Cooperativa, o que pressupõe uma intervenção de requalificação do edifício, por empreitada de obras públicas. Estes trabalhos vão incidir na reformulação da compartimentação interior com a requalificação de pavimentos, revestimentos, instalações sanitárias, redes eléctricas e de comunicações, abastecimento de águas, redes de águas pluviais, alteração de coberturas e requalificação do espaço exterior.

Trata-se de uma intervenção que vai dotar este edifício de um elevado desempenho ao nível da eficiência energética, pelo que a climatização, iluminação e sistema solar fotovoltaico incluem também esta componente. Está ainda prevista a aquisição de mobiliário, equipamento informático e de tecnologias de investigação.

Este é um projecto co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo - Alentejo 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), representa um investimento total de 991.954,56 €, financiado a 85%, com o Município a assegurar o valor da contrapartida nacional no valor de 148.793,18 €.

Despiste de veículo ligeiro de mercadorias faz um morto em Elvas

Um homem de 40 anos morreu na passada quinta-feira, dia 10 de Outubro, na sequência do despiste do veículo ligeiro de mercadorias que conduzia na Estrada Nacional (EN) 4 perto de Elvas, disse fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Segundo a mesma fonte, o homem, que era o único ocupante da viatura, foi transportado para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde foi declarado o óbito.
A fonte da GNR adiantou que o acidente ocorreu na EN 4, à saída de Elvas, no sentido de Varche.

A vítima mortal residia na Vidigueira, indicou a fonte.

O alerta foi dado às 13.56 horas, tendo sido mobilizados para o local operacionais e veículos dos Bombeiros Voluntários de Elvas e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), além da GNR, num total de 20 elementos apoiados por sete viaturas, referiu fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´