Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Executívo Municipal reuniu por video-conferência

A Câmara Municipal de Elvas aprovou na manhã desta quarta-feira, dia 25 de Março, a escritura pública da concepção, adaptação e exploração do conjunto edificado, constituído pelo antigo Conselho de Guerra e muralha anexa, a antiga Fábrica da Ameixa e o antigo edifício do Aljube Eclesiástico, situado no centro histórico de Elvas, destinado a actividade turística, celebrada com o grupo Vila Galé.

Nesta sessão, em que o executívo reuniu por video-conferência, aprovou o Plano de Contingência para Prevenção de Transmissão do Coronavírus (COVID-19) no Município de Elvas, bem como o protocolo de colaboração da criação e dinamização da Rede de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo, além da minuta de rectificação do protocolo "Rede temática das Invasões Francesas em Portugal".

Aprovadas as normas do programa Jovens Embaixadores do Museu de Arte Contemporânea de Elvas - Coleção António Cachola, bem como os apoios aos Amigos da Bicharada de Elvas, APARSIN, Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira, Centro de Recreio Popular da Boa-Fé e Clube de Futebol "Os Elvenses".

SOUSEL: Empresa Pasto Alentejano vai oferecer ventilador à ULSNA

A empresa Pasto Alentejano, sediada no concelho de Sousel, vai oferecer à Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, um ventilador, de forma a poder fazer face às necessidades hospitalares do distrito de Portalegre.

O ventilador, com características técnicas devidamente validadas pelo Serviço Nacional de Saúde, chegará entre 1 e 15 de Abril, e tem um custo na ordem dos 25 mil euros, sendo este totalmente suportado pela Pasto Alentejano – Distribuição Lda.

"Na nossa identidade esteve sempre presente um profundo sentido de solidariedade e responsabilidade social, que em momentos de emergência, exige de todos nós acções e contributos concretos de apoio", disse José Serralheiro, sócio-gerente da empresa.

"Esta oferta, devemo-la também aos colaboradores do Pasto Alentejano e do Matadouro Regional do Alto Alentejo, pois são realmente excelentes, e sem eles nada disto seria possível", salientou o empresário.

Este ventilador servirá para apoiar as diversas unidades hospitalares da ULSNA, (hospital de Portalegre, Elvas e Centros de Saúde) podendo também ser utilizado por outras instituições, caso venha a ser considerado pela equipa hospitalar que são necessários em outros locais.

COVID-19: Perto de 800 pessoas impedidas de entrar em Portugal nas fronteiras terrestres

 
Uma pessoa foi detida e 795 foram impedidas de entrar em Portugal desde que foi reposto o controlo temporário das fronteiras terrestre devido à pandemia de Covid-19, avançou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23.00 horas do dia 16 de Março em nove pontos de passagem autorizada, sendo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a entidade responsável pelo controlo nestes locais, enquanto a GNR é responsável pela circulação rodoviária.

Dados enviados aos órgãos de comunicação social indicam que, entre as 23.00 horas de 16 de Março e as 23.00 horas de terça-feira, dia 24 de Março, foram controlados 69.695 cidadãos, 795 dos quais não foram autorizados a entrar em Portugal e um foi detido.

Segundo o SEF, o ponto de passagem autorizado de Valença, em Viana do Castelo, foi o que mais pessoas controlou, um total de 30.906, seguido de Vila Verde da Raia, em Chaves, (11.298), Vilar Formoso, na Guarda (9.058), Caia, em Elvas (7.188), Castro Marim, em Faro (4.305), Quintanilha, em Bragança (2.552), Vila Verde de Ficalho, em Beja (2.234), Termas de Monfortinho, em Castelo Branco (1.512) e Marvão, em Portalegre (642).

O SEF frisa que a maior parte das recusas de entrada no país verificaram-se em Valença (269), Caia (182), Castro Marim (146) e Vilar Formoso (81), tendo sido feita a detenção em Vila Verde da Raia.
Aquele serviço de segurança indica que o objectivo deste controlo é vedar as deslocações de cidadãos em turismo ou lazer entre Portugal e Espanha.

Desde as 23.00 horas de 16 de Março que está vedada a circulação rodoviária nas fronteiras terrestres, com excepção do transporte internacional de mercadorias, do transporte de trabalhadores transfronteiriços e da circulação de veículos de emergência e socorro e de serviço de urgência.

Em Portugal, há 43 mortes, mais 10 do que na véspera, e 2.995 infecções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Director-geral da Saúde, que regista 633 novos casos em relação a terça-feira. Portugal, onde os primeiros casos confirmados da Covid-19 foram registados no dia 02 de Março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de Março e até às 23:59 de 02 de Abril, cabendo as forças e serviços de segurança fiscalizar as medidas em vigor.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 19.000 morreram.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´