Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Doentes internados em “condições degradantes” nas urgências do Hospital de Portalegre

O Conselho Distrital de Portalegre da Ordem dos Médicos (OM) considerou hoje "caótica" a situação que se vive no serviço de urgência do hospital daquela cidade, afirmando que "muitos" dos doentes estão internados em condições "degradantes".

Em comunicado enviado à Lusa, o Conselho Distrital da OM denuncia que "muitos dos doentes que passam vários dias (e noites) no serviço de urgência encontram-se internados em macas nos corredores, em condições degradantes".

De acordo com o Conselho Distrital da OM, a "sobrelotação" de doentes nas urgências verifica-se "há vários anos", situação que leva a que "alguns" dos doentes "nem sequer cheguem" a ser internados nos serviços competentes.

"A sobrelotação de doentes internados no serviço de urgência do hospital, verificada desde há vários anos, leva a que alguns desses doentes nem sequer cheguem a ser internados nos serviços, recebendo alta após dias de tratamento com internamento exclusivo no serviço de urgência", sublinha.

No comunicado do Conselho Distrital da OM, presidido pelo clínico Jaime Azedo, profissional de saúde há vários anos no Hospital de Portalegre, tendo já desempenhado cargos de chefia, é sublinhado que os responsáveis pela administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) já foram alertados para o problema.

"Por diversas vezes chamámos a atenção dos responsáveis e participámos em reuniões com vista à identificação das causas e resolução daquelas anomalias, sem que se tivessem implementado as soluções preconizadas e, assim, obtido resultados", diz o comunicado.

No mesmo comunicado, o Conselho Distrital da OM considera um "clamoroso erro" de gestão a instalação dos Serviços de Cuidados Continuados no edifício principal dum hospital de agudos.

Esse facto constitui "um dos principais motivos" para a "situação caótica" que se tem vivido no serviço de urgência, sublinha.

Em virtude das "limitações do espaço físico", que criam "condições inadequadas" ao exercício técnico da medicina, o Conselho Distrital da OM apela para que seja "encontrada solução rápida para este gravoso problema".

Contactada pela Lusa, fonte do gabinete de comunicação da ULSNA disse que a administração já tomou conhecimento do comunicado emitido pela OM, mas para já não vai tomar uma posição pública sobre o mesmo.

ELVAS: Concurso aberto para construir o Lar de Santa Eulália

 

A Câmara Municipal de Elvas, na reunião de 11 de Maio, aprovou abrir concurso para a construção do Lar de Santa Eulália, um equipamento com 12 quartos, para 18 utentes, numa área de construção de 1.250 metros quadrados e um prazo de conclusão da obra de ano e meio. Esta obra, em conjunto com o equipamento, deve atingir um valor da ordem de um milhão e meio de euros.

A Câmara decidiu integrar a Rede Piloto de Mobilidade Eléctrica e, para tal, vai elaborar o Plano Municipal de Mobilidade Eléctrica, com a finalidade de criar pontos de carregamento para veículos eléctricos.

Foram aprovados os contratos de comodato com a Associação de Caçadores de São Brás e São Lourenço e com a Sociedade Recreativa de Varche, para estas duas colectividades poderem passar a utilizar as duas salas da Escola do Malvar, em Varche, como sedes sociais.

O Dia Internacional dos Museus vai ter comemorações em Elvas no dia 18 de Maio, com um workshop, às 15 horas no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), com a artista plástica Armanda Duarte; nesse dia, o MACE, o Museu Militar do Forte de Santa Luzia e o Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro têm entradas gratuitas.

O Dia Mundial da Criança tem comemorações marcadas para 1 de Junho e a Câmara faz a oferta a 2200 crianças das creches, jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do Concelho, de um conjunto que inclui uma bola de praia, raquetas e uma mochila. A 21ª Feira Escolar, entre 31 de Maio e 2 de Junho, também se integra nestas comemorações.

Aprovados apoios à Sociedade 1º de Dezembro (Elvas), Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Elvas e Rancho Folclórico de Elvas.

ELVAS: Passeio BTT é na manhã de sábado, dia 14 de Maio

"ELVAS Bike" é um passeio de BTT que se realizará na manhã do próximo sábado, dia 14 de Maio, em Elvas.

Esta iniciativa desportiva, cuja organização é da formanda Vanessa Nascimento, do 3º ano do Curso Técnico de Organização de Eventos da Escola Profissional da Região Alentejo, tem como objectivo fundamental promover a actividade física, na população elvense.

O início do evento está previsto para 9.00 horas, com partida da Praça da República. Os participantes do "ELVAS Bike" seguirão para o Caia onde farão uma pausa para confraternizar. De seguida, ir-se-á realizar o regresso do passeio até à cidade, terminando a mesma no pólo de Elvas da EPRAL.

O preço da inscrição é de 3,00€ (três euros) e cada participante tem direito a entrar no sorteio de um capacete promovido pela Sport Bike.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´