Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Defesa Nacional reforça apoio à realização de rastreios epidemiológicos

As Forças Armadas Portuguesas vão reforçar a partir desta quinta-feira, dia 14 de Janeiro, o apoio à realização de rastreios epidemiológicos em todo o Alentejo.

Este grupo, junta-se a uma outra equipa composta por 26 elementos da Marinha Portuguesa, que se encontra a operar desde 19 de Novembro, tendo já efectuado o acompanhamento de mais de 1.200 casos ao longo de quase 2 meses.

Nesta frente de colaboração com as autoridades de saúde pública, estão actualmente em funções, em todo o país, 448 militares da Marinha, Exército e Força Aérea, divididos por 23 equipas.

Festival Andanças 2021 vai realizar-se em Campinho, junto ao Grande Lago

 
A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz estabeleceu uma parceria com a Associação PédeXumbo para a realização do Festival Andanças no concelho, nomeadamente na aldeia de Campinho, junto ao Grande Lago do Alqueva. A edição de 2021 do festival já está agendada para os dias 18 a 22 de Agosto e vai decorrer no Parque de Eventos de Campinho e nas áreas adjacentes, onde serão instalados vários palcos, zonas para alimentação e bebidas, área de campismo e parques de estacionamento.

A autarquia e a organização pretendem que esta parceria permita a realização do festival durante muitos anos no concelho de Reguengos de Monsaraz. Nesta primeira edição em Campinho, o Andanças terá cinco dias de música, dança e outras actividades para todas as idades, pretendendo levar as iniciativas ao interior da aldeia e ao espaço natural junto ao lago.

O Festival Andanças teve início em 1996 e junta anualmente milhares de pessoas de todo o mundo num espírito de partilha, de encontro e de práticas sustentáveis. Neste festival promove-se a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas.

No Andanças é possível aprender mais de meia centena de estilos de danças africanas, americanas e europeias, como as portuguesas, húngaras, balcânicas, bascas, belgas, mediterrânicas, catalãs e italianas. O festival assenta em quatro pilares, nomeadamente a dança e a música, voluntariado, comunidade e sustentabilidade.

Elvense Bruno Mocinha eleito para o Secretariado Nacional da JS

No decurso da primeira Comissão Nacional do actual mandato da Juventude Socialista (JS), que teve lugar este sábado, dia 9 de Janeiro, por via digital, Bruno Mocinha foi eleito para o Secretariado Nacional dos jovens socialistas para o biénio de 2020-2022.

Bruno Mocinha, que assume actualmente funções de presidente de Concelhia da JS de Elvas, e vice-presidente da Federação da JS de Portalegre, integra agora aquele que é o órgão executivo da estrutura nacional da JS, que visa definir estratégias e colocar em prática as deliberações e bandeiras assumidas pelos jovens socialistas.

No decorrer da Comissão Nacional foi ainda eleita Marta Inácio para a Mesa da Comissão Nacional da JS. São assim 3 os jovens elvenses que integram os órgãos nacionais do actual mandato da Juventude Socialista: Bruno Mocinha na qualidade de Secretário Nacional, Marta Inácio como Secretária da Mesa da Comissão Nacional, e Luís Baptista também como membro da Comissão Nacional.

"Acredito que este é, acima de tudo, um reconhecimento da dinâmica e contributo que os jovens socialistas do nosso distrito têm prestado para a JS e para a nossa região. As várias concelhias do nosso distrito têm ao longo dos últimos anos prestado um enorme serviço à comunidade do Alto Alentejo, um serviço que se revela em iniciativas de todas as naturezas, desde fóruns políticos, a acções de sensibilização ambiental, à promoção da participação cívica e solidária junto da sociedade. Sempre participativos e com uma voz reivindicativa, progressista e inclusiva", disse o recém-eleito Bruno Mocinha, assumindo "esta responsabilidade com um sentimento de orgulho, mas sobretudo com um forte sentimento de dever. O dever de estar à altura das ambições e expectativas da JS, e de representar o Alto Alentejo ao nível que este exige e merece".

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´