Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

CRÉDITO: Moratórias prolongadas até Setembro de 2021

 
O Governo aprovou o prolongamento por mais seis meses, até 30 de Setembro de 2021, da moratória que permite suspender o pagamento das prestações dos empréstimos bancários, seja para empresas ou para particulares. A decisão foi tomada em Conselho de Ministros e anunciada esta quinta-feira, 24 de Setembro, pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

Recorde-se que as moratórias bancárias, que suspendem o pagamento das prestações dos empréstimos (capital e/ou juros), já tinham sido alargadas pelo executivo até 31 de Março de 2021, tendo agora o Governo dado uma “folga extra” de seis meses às famílias e às empresas.

"As medidas excepcionais de protecção dos créditos das famílias, empresas, instituições particulares de solidariedade social, e demais entidades da economia social, passam a vigorar até 30 de Setembro de 2021", refere o comunicado emitido no final do Conselho de Ministros, que também decidiu prolongar até 14 de Outubro a declaração de situação de emergência em todo o país.

No que diz respeito às famílias que já beneficiam de moratórias, nomeadamente as que abrangem os créditos à habitação e os créditos para financiamento de despesas de educação, além da suspensão do pagamento das prestações, ficam também isentas do pagamento de juros até 30 de Setembro de 2021.

EUROBEC comemora esta sexta-feira o Dia da Cooperação Europeia

 
A EUROBEC vai celebrar o Dia da Cooperação Europeia (EC Day) de uma forma especial, com a plantação de árvores em homenagem à cooperação transfronteiriça, às localidades que integram a Eurocidade: Badajoz, Elvas e Campo Maior, aos dois países que as unem: Espanha e Portugal, e à União Europeia que contribui para esta aproximação. O evento decorre, simultaneamente, nas três localidades que compõem a Eurocidade EUROBEC, na próxima sexta-feira, dia 25 de Setembro, pelas 9.30 horas.
 
A iniciativa realiza-se, em Elvas, no Parque de Merendas do Viaduto, com a presença de entidades locais. Vão ser plantadas seis árvores, que representam esta homenagem.
 
O local escolhido por Badajoz é o Parque del Rivillas, em Elvas é o parque de Merendas do Viaduto, à entrada da cidade, e em Campo Maior vão ser plantadas nas Hortas Solidárias do concelho.
 
O projecto EUROBEC: Construindo a Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior é um dos projectos co-financiados pelo Programa Interreg VA Espanha-Portugal 2014-2020, que visa promover a cooperação entre os três municípios envolvidos, através da participação conjunta de instituições governamentais, pessoas e entidades locais na solução de problemas comuns e no desenvolvimento sustentável conjunto.

COVID-19: Governo prorroga situação de contingência em Portugal continental até 14 de Outubro

 
O Conselho de Ministros decidiu esta quinta-feira, dia 24 de Setembro, prorrogar a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23.59 horas de 14 de Outubro, face a um quadro de aumento de casos de Covid-19 nas últimas cinco semanas.

A decisão do Governo foi anunciada pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, adiantando que a situação de contingência em Portugal continental será reavaliada pelo executivo dentro de duas semanas, então já com uma análise mais aprofundada sobre o impacto das primeiras semanas de aulas nas escolas.

Na sequência da evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, em Conselho de Ministros realizado no passado dia 10, o Governo decidiu declarar a situação de contingência em todos o território nacional continental.

De recordar que essa resolução a declarar a situação de contingência, com a fixação de regras de protecção individual e colectiva dos cidadãos, entrou em vigor às 00 horas do dia 15 de Setembro.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´